Quando você precisa de um mentor?

estilinguesÉ comum constatar que em diversas ocasiões, os momentos em que um cliente (ou ainda “não-cliente”) mais precisa de um mentoring são aqueles em que ele pode estar menos aberto à orientação.

É quando ele está pensando em algo novo ou já está imerso em um grande desafio que seria mais necessário ter o suporte e as perspectivas de uma visão de fora – geralmente nova ou, mesmo que similar, vista por outro ângulo. É também uma visão isenta e “descontaminada” de algumas resistências naturais – próprias e de outros – em processos de mudança ou inovação.

Um mentor pode ajudar e oferecer uma nova visão em situações como estas:

  • desenvolvimento de uma nova estratégia de negócios ou de inovação, visando uma elevação no patamar de desempenho;
  • introdução de novas tecnologias;
  • desenvolvimento ou lançamento de novos produtos ou serviços;
  • um desafio de negócios ou mercado difícil;
  • realização de uma mudança significativa ou transformação (na cultura organizacional ou em busca de uma cultura de inovação, por exemplo;
  • implantação de processos de inovação;
  • preparando-se para o acesso ao financiamento ou capital de investimento.
  • preparação para defesa de um plano de negócios ou mesmo reuniões importantes;
  • gestão de equipes, formação de líderes ou geração de capacidades na empresa ou em times.
  • no caso de indivíduos, preparação para novos desafios, estratégia de carreira, desenvolvimento de “expertise” (pensamento estratégico, inovação, como exemplos).
  • outros…

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