Uma nova maneira de pensar e fazer

lapis amarelo nos azuisFazer a gestão da inovação ou liderar projetos complexos é uma tarefa desafiadora e é preciso mais do que conhecimento técnico e habilidade. Esses desafios exigem visão, tenacidade, intuição, criatividade, perspicácia, pensamento estratégico e sagacidade, os quais são desenvolvidos e refinados com a experiência e com o tempo.

Uma forma de desenvolver ou refinar essas qualidades é aproveitar a experiência de outras pessoas que já tenham vivido desafios similares aos que você enfrentará. Elas oferecerem apoio e aconselhamento aos inovadores e empresas em crescimento.

Essa capacidade pode ser aproveitada por meio de um relacionamento de mentoring, em que um mentor provê apoio e orientação contínua através de um programa formal.

Dentre outras possibilidades, o mentor pode ajudá-lo(a) a:

  • mantê-lo(a) responsável pelos seus objetivos, através de uma visão crítica e integradora e um acompanhamento próximo dos seus projetos;
  • refinar suas ideias para você colocá-las em prática;
  • gerar novas possibilidades para crescer o seu negócio, através do compartilhamento de experiências e da expansão do seu conhecimento;
  • ter uma perspectiva ampla dos seus desafios,  já que o mentor traz uma visão externa e isenta.
  • entender e aplicar novos conceitos e ferramentas ao seu contexto.
  • desenvolver capacidades na empresa e nas equipes, que seriam necessárias para a magnitude e o seu contexto dos desafios de inovação e crescimento.

Em resumo, um mentor oferece seus conhecimentos para pessoas menos experientes ou em novas funções e desafios, a fim de ajudá-las a refinar o seu estilo de liderança, avançar com suas ideias, construir suas redes e crescer o seu negócio.