Liderança e inovação: muito mais do que uma ideia

simply redO que você, como líder, pode fazer para apoiar a inovação através de três fases-chave do processo de inovação: ideação, seleção e implementação? Comecemos pela fase de pesquisa de ideias.

Não basta pedir às pessoas ideias e simplesmente mais inovação. “Exortações” do tipo “precisamos ser mais inovadores!” tendem a não produzir o efeito esperado. Boas ideias sobre o quê? Inovação de que tipo? Você poderia trazer uma visão inspiradora para que a equipe contribua com ideias, criando uma linguagem comum em torno da inovação de modo a garantir que todo mundo esteja na mesma página. A palavra ‘inspirar’ é proposital e importante aqui, porque você não diria às pessoas para serem mais inovadoras, você as inspiraria a buscar isto.

Valeria a pena garantir também que a estrutura e os processos adequados estivessem em vigor; apropriados no sentido de que eles devem existir para apoiar os tipos de inovações que você gostaria de ver. Isto pode não estar muito claro ainda, então haverá mais de um processo, ou pelo menos diferentes estágios de aprovação para diferentes níveis de inovação (por exemplo, incrementais versus radical). As pessoas em sua organização sabem para onde levar as ideias delas? Elas entendem os desafios organizacionais e qual é a ambição estratégica? Existe um processo para capturar, construir ou refinar, avaliar e desenvolver as ideias? Elas têm certeza de que as ideias receberão feedback em tempo hábil? Será que elas são capazes de compreender e aceitar as decisões, mesmo que seja descartar a ideia apresentada? Os critérios de avaliação são claros para todos? Esta é outra razão pela qual uma forte visão é tão importante: você precisaria de algo contra o qual avaliar as ideias. Se elas não contribuem para alcançar a sua visão,  você pode usar seus recursos em outros projetos.

Também não é o suficiente esperar que as pessoas avancem sozinhas com as ideias. Os líderes devem procurá-las por eles mesmos, adotar as ideias selecionadas e escutar ativamente o que as pessoas têm a dizer – dentro e fora da organização. Se você fica sentado em seu escritório praticamente todos os dias, é provável que você não encontre muitas ideias boas. Lembre-se, as coisas realmente interessantes podem parecer tão ridículas que as pessoas relutam em submetê-las inicialmente, mas elas podem abri-las se você perguntar. Não se trata apenas de “encontrar” ideias, mas o ponto é a mensagem que você envia a respeito de tratar a inovação com seriedade.