O poder da inovação estratégica
Quando conversamos com empreendedores, donos de pequenas e médias empresas, geralmente surge na interação o tema do desafio estratégico de como crescer mais rapidamente do que o que eles cresceram até o momento presente.
Ocorre que, mesmo que a empresa esteja em uma boa posição, com um bom portfólio de produtos e outros aspectos como distribuição – por exemplo – bem resolvidos, naturalmente eles continuam pensando em como ter uma proposta de valor ainda mais forte. O ponto central passa então a ser como conseguir isto e daí como planejar estratégias para essa execução. Afinal, como eles planejarão e como executarão uma boa estratégia será um elemento chave na busca do resultado da diferenciação e da proposta de valor para o mercado.
Essas interações sempre nos dão mais inspiração para pensar ainda mais nos temas de inovação, estratégia e gestão.
Um aspecto que valeria a pena ressaltar então é de que poderíamos dizer que Inovação é a Estratégia e a Estratégia é a Inovação. Hoje, não podemos separar um tema do outro e isso deveria conduzir o pensamento de todos os executivos, mesmo em grandes empresas. Talvez uma das principais razões para que essa separação aconteça seja o fato de que muitos executivos ainda não compreendem plenamente a inovação.
Valeria repensar essa questão e também perceber como o tradicional planejamento estratégico corporativo dificulta uma melhor gestão da inovação. Valeria também um convite para que as empresas inovassem em suas estratégias, e até mesmo modificassem o modo como as elaboram. Já apontamos aqui nesse blog, inclusive, a necessidade de repensar o próprio processo de estratégia.
Agora, para concluir, não poderíamos deixar de apontar que para inovar na estratégia e fazê-la funcionar, precisaríamos começar pela maneira como as pessoas pensam, se comportam e agem.
E há metodologia para isso. Conheça a Metodologia do Insight Pragmático® (M.I.P. ®). Chame-nos para uma “degustação”.