Ingredientes para Inovação
Inovação continua sendo mencionada como algo extremamente importante para muitas empresas. Quase todas elas a declaram como um dos “valores centrais”, um “pilar” ou qualquer outro palavrório típico das declarações “de parede”, “town halls” e outros rituais corporativos. Porém, para além das intenções e discursos, quais seriam os fatores fundamentais para a criação de uma empresa inovadora?
Certamente, inovação não é apenas a aceitação de uma boa “ideia criativa”. Como temos sempre insistido aqui, inovação é nova ação, a ideia é só o começo.
A inovação é muitas vezes associada com a tecnologia, mas pode não envolver qualquer avanço técnico. Nos negócios, é algo novo para um mercado particular. Poderia ser uma pequena melhoria em uma ideia já existente, ou um desenvolvimento radical. O segundo tipo terá um impacto econômico muito maior, claro, mas até mesmo uma pequena melhoria pode aumentar os lucros, se bem conduzida. Mas, como em outros lugares, nem todas as inovações de negócios são técnicas.
Também não é uma questão de apenas elaborar e implementar uma boa estratégia. Sim, a empresa verdadeiramente inovadora pode até ter uma estratégia e uma estrutura bem definida e claramente esses são fatores importantes, porém a inovação ainda implica outros ingredientes.
Antes de tudo, a liderança deve demonstrar (verbo-chave aqui: demonstrar, não somente falar) que suporta totalmente a inovação. Em segundo lugar, a empresa deve ter um “clima de inovação”, mesmo que isso implique mudar a atual cultura organizacional. O verdadeiro catalisador dessa atmosfera inovadora passa pela atuação decidida dos gestores, o que acelera e orienta as empresas no caminho de se tornarem mais inovadoras.
Também é fundamental um processo de inovação que incorpore tomadas eficazes de decisão em relação à escolha e condução dos projetos certos, bem como em relação à gestão dos recursos e investimentos envolvidos.
E, em meio a tudo isso, empenhar-se muito mais em desenvolver nas pessoas as habilidades necessárias e recompensá-las de acordo.
Resumindo, as ações em direção a tornar-se uma empresa inovadora serão tão ou mais efetivas quanto o cuidado com as várias dimensões envolvidas no processo e uma preocupação primeira em ter o ambiente propício para que as pessoas demonstrem aquilo que elas já são: criativas!