Inovação não acontece por exortação
Se a inovação pudesse ser alcançada simplesmente através de declarações de visão, “releases” para a imprensa ou ainda exortações e discursos que indicam que “precisamos inovar”, praticamente todos seriam bem sucedidos nisso.
Desenvolver uma estratégia e a mentalidade que permitam a difusão do pensamento criativo demanda muito mais do que isso. Frequentemente, em cada organização verdadeiramente inovadora há lideranças e equipes que investem e participam ativamente do processo de gerar novas ideias e fazê-las seguir adiante.
Os líderes tendem a ser modelos que refletem os comportamentos que eles querem ver em suas equipes e indivíduos. Funcionários de todos os níveis geralmente enxergam em seus gestores as pistas que indicam o que se gostaria que fosse feito, o que torna essencial que os altos executivos pratiquem o que pregam, ao invés de apenas falar da boca pra fora.
Nessa matéria da revista Canal RH, já explorávamos o fato de que, em grande medida, a inovação vem de cima.
Assim, um clima de inovação deveria começar a partir do topo, de preferência com líderes seniores que demonstrassem (palavra-chave aqui: “demonstrar” e não apenas “falar”) dedicação e inspiração.