A estória continua – O “champion” e a regra no. 1
Continuando nossa saga em busca de como fazer acontecer experimentos estratégicos que conduzam uma organização para o sucesso em inovação, exploraremos aqui outra possibilidade de abordagem. Já falamos aqui do erro do CEO em comprar “o romance” e dos desafios e barreiras envolvidos em iniciativas de inovação.
Líderes de experimentos estratégicos podem nomear um “champion”, um executivo sênior – alguém que suporte ativamente o novo negócio ou iniciativa e quebre as barreiras do negócio atual.
Tal “champion” pode certamente ajudar, mas as chances de sucesso são ainda baixas.
Indo direto ao ponto, experimentos estratégicos tendem a falhar se a empresa depende, exclusivamente, do heroísmo de um indivíduo hiper-talentoso, mesmo aquele que tem uma grande ideia, é apoiado por um “champion” talentoso e segue fielmente todos os mandamentos do intra-empreendedorismo, como listados por Gifford Pinchot no livro Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur.
Em vez disso, as empresas precisam construir organizações com base em algumas regras das quais falaremos nas próximas postagens, começando pelo fato de que em todas as grandes histórias de inovação, a grande ideia é apenas o capítulo 1. Como costumamos dizer por aqui: Inovação é nova ação, a ideia é só o começo!